O que é um trade? Descubra a resposta!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 08/06/2021 Relatar Quero comentar

Ganhar dinheiro no curto prazo é o objetivo de muitas pessoas na bolsa de valores. Quem atua com esse intuito é chamado de especulador. E não existe apenas uma estratégia para isso. Assim, para saber como operar da melhor forma é válido entender o que é trade.

Se você ainda não sabe detalhes sobre o day trade, por exemplo, é interessante conhecer um pouco mais do assunto. Afinal, a especulação tem especificidades e é preciso conhecê-las antes de prosseguir sua jornada no mercado financeiro.

Então, acompanhe este artigo até o final e descubra o que é um trade, as vantagens e riscos que envolvem a especulação! Vamos lá?

O que é a especulação no mercado financeiro?

Especular no mercado financeiro significa aproveitar as oportunidades de curto e curtíssimo prazo, por meio da compra e venda de ativos e derivativos. Logo, esse conceito não pode ser confundido com a figura do investidor.

Aquele que investe na bolsa de valores normalmente está focado em rentabilizar seu patrimônio no longo prazo. Assim, suas decisões são embasadas em análises fundamentalistas. Logo, ele avalia a qualidade da empresa e suas perspectivas para o futuro.

Já o especulador busca extrair lucro rápido da variação de preços de um papel. Portanto, ele não se importa tanto com questões financeiras ou estruturais de uma companhia. O foco está na identificação das oscilações de mercado.

Logo, é preciso saber que especulação não é investimento. Uma das principais diferenças relacionadas a isso é o risco, já que o trader se expõe mais diretamente à volatilidade.

O que é um trade?

De modo geral, o trade é uma ordem de especulação. Ou seja, o termo se refere às ordens de compra ou venda realizadas com objetivo de especulação. Também podemos ver o conceito como forma de se referir ao ato de especular.

O termo trade tem ganhado bastante popularidade nos últimos tempos — principalmente em razão da possibilidade de lucratividade no curtíssimo prazo. Então, não é raro encontrar pessoas interessadas no tema, mas sem ter muito conhecimento sobre mercado.

Quando se começa a estudar o assunto, vale entender a diferença entre os termos trade e trader. No primeiro caso, como você viu, falamos da atitude de especular. Já a palavra trader refere-se ao operador de mercado faz a especulação — o especulador.

Comentário do usuário