Como investir com segurança em tempos de crise?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 02/06/2021 Relatar Quero comentar

Quando termina o mês e a planilha de receitas e despesas termina no azul, surge a questão: qual é a melhor maneira de investir o dinheiro excedente? Para responder a essa pergunta é necessário analisar uma equação que envolve risco, rentabilidade e liquidez. Quanto maior o risco, maior tende a ser rentabilidade e menor a liquidez. Quanto menor o risco, menor a rentabilidade.

A decisão sobre o melhor investimento é, portanto, pessoal e deve-se levar em conta quanto há disponível para investir, quando o investidor está disposto a resgatar o dinheiro e que riscos ele está disposto a correr. Uma boa alternativa é variar os investimentos, destinando uma parte para investimentos mais conservadores e seguros, como poupança e ouro, e outra parte para investimentos de maior risco, como ações na Bolsa.

Veja a seguir as características principais de cada tipo de investimento.

Investimentos de alto risco e alta rentabilidade

Bolsa de valores

Comprar ações de uma empresa na Bolsa de Valores pode dar uma boa taxa de retorno, mas exige conhecimento de mercado. Apostar em setores que estão crescendo ou mercados promissores pode gerar grande retorno financeiro, mas uma aposta errada pode implicar em perdas expressivas.

Uma maneira de diminuir o risco é fazer apostas em empresas que já estejam há muito tempo no mercado em que é possível prever, na medida do possível, seu desempenho e fazer transações longas, sem expectativa de retorno a médio. A longo prazo, a tendência é de boa rentabilidade. Há aqueles que preferem as transações quase diárias, de vendas na alta e compras na baixa. Nesses casos, o risco é altíssimo, mas a rentabilidade também pode ser.

Anjo de startups

Outra maneira de apostar numa empresa e num mercado é no financiamento direto de startups. Há incubadoras e aceleradoras que recebem recursos para investir em projetos e ideias promissoras mas que ainda não saíram do papel. Em troca, o investidor ganha participação na empresa.

Comentário do usuário