4 passos a cumprir na elaboração de um projeto de investimento

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 02/06/2021 Relatar Quero comentar

Acompanhamos os nossos clientes desde a conceptualização dos investimentos até à conclusão do projeto de investimento. Disponibilizamos parcerias com outras entidades especializadas, com know-how e experiência comprovada, garantindo as melhores opções de financiamento e apoio.

No entanto, é sempre importante mantermos os nossos clientes informados e neste artigo vai poder perceber melhor em que consiste um projeto de investimento e os passos a cumprir no desenvolvimento do mesmo.

O que é um projeto de investimento?

Um projeto de investimento é o que resulta de uma exaustiva análise realizada antes de se efetuar um determinado investimento.

Esta análise permite avaliar o retorno esperado do investimento e os recursos necessários à sua implementação. É ferramenta essencial para quem pretende criar uma nova empresa ou realizar investimentos numa empresa existente. Auxilia a boa gestão corrente da empresa, uma vez que permite saber todos os gastos e recursos inerentes.

4 passos a cumprir:

Diagnóstico

Em primeiro lugar, é essencial realizar uma análise à empresa e recolha dos dados necessários para definir qual será o foco de atenção principal.

Além disso, também é importante realizar uma análise do mercado, concorrentes, produtos e serviços, preços, margens, clientes, formas de distribuição, entre outros dados considerados relevantes.

Esta análise externa permite obter dados sobre o estado da evolução dos setores e perceber que necessidades precisam de ser satisfeitas.

A partir destes dados será possível perceber a viabilidade do projeto na área de atividade onde o pretende integrar.

Planeamento

Esta fase visa a realização de estudos aos requisitos técnicos, económicos e financeiros do projeto para perceber e definir os objetivos estratégicos e os processos.

Aspectos comerciais, técnicos, económicos, financeiros, jurídicos, políticos e o enquadramento institucional devem ser analisados. Ao analisar cada uma destas componentes será capaz de delinear diferentes variantes possíveis para um projecto de investimento e conseguir com mais detalhe as despesas necessárias e o retorno de receitas.

Nesta fase também é importante reunir orçamentos de todos os investimentos e gastos a serem realizados para estipular todos os valores.

Controlo

O desenvolvimento de mapas de orçamentação para análise de custos por secção e produto, análise dos dados recolhidos e comparação com os valores reais ajudam a perceber se aquilo que foi planeado foi cumprido ou se existiu uma grande dispersão.

Correção

No seguimento do controlo, nesta fase analisam-se eventuais desvios entre o que foi orçamentado e o real. Neste passo, a faremos sugestões de mudanças à gestão da empresa para a tornar mais eficiente na gestão dos seus recursos.

Temos parceria com entidades de referência para auxiliar os seus clientes no desenvolvimento de projetos de investimento, funcionando como um parceiro estratégico para a atividade da sua empresa.

Participará ativamente com sugestão de decisões que possam ajudar a empresa a crescer de uma forma mais responsável e direcionada para os objetivos.

Comentário do usuário