Separe as finanças pessoais das da sua empresa

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 03/06/2021 Relatar Quero comentar

Você mistura suas contas pessoais com as do seu pequeno negócio? Esta é uma situação comum vivida por quem é MEI ou tem uma pequena empresa, porém é algo que pode prejudicar o sucesso do seu empreendimento. Quem não separa os valores, fica sem saber exatamente quanto de recursos o negócio precisa para funcionar nem como estão os gastos com a vida pessoal. 

Confira dicas para não colocar em risco a saúde financeira de seu negócio: 

1. Defina um valor de retirada mensal

Ter o seu próprio negócio te dá o direito de ter acesso ao dinheiro da sua empresa quando quiser e gastá-lo como bem entender. Mas, para o sucesso de seu empreendimento, é fundamental que você definia um valor de retirada mensal para seus gastos pessoais, como se você fosse assalariado.

Essa atitude é importante para que você tenha uma visão mais exata do quanto dinheiro realmente a empresa está fazendo e, também, consumindo. Se você realiza saques a qualquer momento para o pagamento de despesas não relacionadas com o dia a dia do seu negócio, fica difícil esse controle. São grandes as chances de faltar dinheiro no momento de quitar compromissos da empresa. 

Você, também, corre o risco de adotar um padrão de vida pessoal incompatível com o real potencial do negócio, retirando mais do que é possível para a manutenção da saúde financeira da empresa. 

2. Evite resolver problemas financeiros da empresa com seus investimentos pessoais

Muito cuidado para não comprometer todos os seus recursos e bens pessoais na busca pela manutenção da sua empresa. Seu negócio precisa ter condições de sobreviver com os recursos gerados em sua operação. Caso isso não esteja ocorrendo, é preciso identificar os motivos e fazer ajustes. Se você se acostumar a usar os recursos pessoais de forma imediata para resolver os obstáculos de sua empresa, não conseguirá ter uma visão clara dos problemas nem o senso urgência necessário para resolvê-los a tempo.

Comentário do usuário