Veja 3 investimentos para iniciantes na Bolsa de Valores

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 23/07/2021 Relatar Quero comentar

Muitos investidores devem estar receosos de entrar na  em um momento de crise. No entanto, esse pode ser o momento ideal de bons investimentos para iniciantes.

O cenário é desafiador por conta da . Ou seja, bem diferente de dezembro de 2019, quando a Bolsa mirava os 140 mil pontos.

As últimas revisões dão conta de que o indicador não deve chegar à marca dos 95 mil pontos até o final deste ano.

O banco JP Morgan, por exemplo, não está otimista até agora. Em relatório a clientes, ele revisou sua projeção do  para 80.500 pontos.

Já o Itaú BBA divulgou um relatório reduzindo sua projeção de 132 mil pontos do Ibovespa para 94 mil em 2020.

Contudo, o momento exige cautela, mas é uma oportunidade para quem souber navegar pelo mercado.

Oportunidade de investimentos para iniciantes

Para os investidores individuais, a decisão de fazer   depende totalmente da estratégia e da situação financeira de cada um.

Afinal, com a pandemia do novo coronavírus, é provável que ainda tenhamos mais instabilidade nos preços das ações por algum tempo.

Ou seja, iniciantes devem ficar atentos à diversificação da carteira. Principalmente, entre investimentos de médio a longo prazo.

Entretanto, antes de diversificar, você deve ter um dinheiro guardado, chamado reserva de segurança. Essa reserva deve estar em uma renda fixa de alta liquidez, sem risco.

Por fim, faça aportes regulares na carteira diversificada. Se possível, todo mês. Para quem está seguindo essa cartilha, nada muda.

Afinal, a desvalorização da Bolsa não afetou a sua reserva de segurança. Se você precisar de algum dinheiro extra nos próximos meses, é de lá que fará os saques, sem sofrer nenhum prejuízo.

Além disso, a queda nos preços derrubou sua carteira diversificada, mas esse dinheiro é de longo prazo e você tem tempo de sobra para se recuperar. A baixa da Bolsa é uma oportunidade de comprar ativos mais baratos, aumentando a rentabilidade.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário