Finanças pessoais: informações básicas

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 04/06/2021 Relatar Quero comentar

Em se tratando de finanças pessoais, muitas pessoas acreditam que esse conceito diz respeito apenas ao ato de economizar dinheiro e se tornar rico a longo prazo. De certa forma, essas informações estão interligadas, mas é preciso saber aplicar a ciência financeira dentro de casa para que esse objetivo seja alcançado.

Nerina Marques, professora do Curso a Distância CPT Finanças na Família – Administração e Controle, ressalta que a administração das finanças domésticas se refere ao planejamento do uso dos recursos financeiros da família e a colocação destes planos em prática. A forma como administramos o dinheiro, ao longo da vida, permite-nos atender às nossas necessidades cotidianas, e, também, realizar nossos sonhos e desejos.

Muitas vezes, o caminho para o conhecimento se torna mais longo, devido à falta de conhecimento, incertezas e desafios para conseguir organizar suas finanças pessoais. Fato é que, mesmo com conhecimento, o caminho não é fácil e nem rápido, mas com certeza será recompensador percorrê-lo.

Confira a seguir algumas informações básicas para começar a entender sobre suas finanças pessoais:

Formas de obter renda

É possível obter renda de quatro formas: sendo empregado de alguém ou autônomo, gerando renda ativa; e sendo dono do seu próprio negócio ou colocando seu dinheiro para "trabalhar para você", gerando renda passiva.

Um dos primeiros passos para produzir renda, é aumentando a passiva, ou seja, aquela que não depende diretamente do seu trabalho. Isso porque, mesmo sem que você trabalhe diretamente, conseguirá obter dinheiro.

Ter dinheiro não significa ser rico

Quando você resolve investir, o dinheiro não é o mais importante que você deve ganhar. Em primeiro lugar, é preciso ganhar tempo, pois esse é o único bem que se acaba e não consegue voltar. Depois, é preciso ter liberdade. Quando não é necessário trabalhar para ganhar dinheiro, você consegue se tornar mais livre para fazer escolhas melhores.

Mais uma vez, o tempo

Tornar-se uma pessoa rica significa multiplicar o seu dinheiro através de juros compostos e ao longo do tempo. Isso significa que, caso você tenha recursos e use os juros compostos ao seu favor, só precisará de tempo para se tornar uma pessoa rica.

Patrimônio líquido

Para entender o conceito de patrimônio líquido, é preciso entender o que é um bem ou direito ativo e passivo. Os bens ou direitos ativos são tudo o que te traz lucro, como investimentos, aluguéis e até sua profissão. Os passivos são as dívidas, gastos com automóveis, aluguel, mercado, entre outros. Para calcular seu patrimônio líquido basta subtrair o valor de tudo o que passivo do que você tem de ativo. E, para aumentá-lo, você deverá reduzir o passivo ou aumentar o ativo, ou ainda, fazer as duas coisas.

Comentário do usuário