7 especialistas apontam qual será o futuro da economia do Brasil

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 04/06/2021 Relatar Quero comentar

Com a pandemia do novo coronavírus se agravando, há duas perguntas essenciais: quando o vírus finalmente vai embora e o que vai acontecer com a economia do Brasil?

Para a primeira pergunta, não há resposta. Alguns especialistas acreditam que o vírus vai continuar circulando até haver uma vacina eficaz, outros são mais otimistas e creem que o número de casos atingirá o platô no terceiro trimestre do ano ou um pouco antes.

Sobre o rumo econômico do Brasil, a fintech Bom pra Crédito conversou com alguns especialistas e já tem algumas previsões para os próximos meses e anos. O que se pode afirmar é que teremos uma economia modificada pelas relações impostas no período da Covid-19.

Competitividade, por Dernizo Pagnoncelli, economista e consultor de empresas

O cenário que está ficando claro pelo mundo é a volta do protecionismo. Isso pode trazer para um país como o Brasil, que ainda não fez toda integração de suas cadeias produtivas na globalização, muitas oportunidades internas, desde que existam políticas públicas para tal.

Talvez recuperar um pouco do modelo de substituição de importações que foi utilizado na década de 70 e 80, que permitiu ao país ter um grande crescimento. Nesse caso, a pergunta que as empresas têm que responder é "Que produtos podemos fazer no Brasil que vão substituir hoje os que são importados?".

O exemplo dos equipamentos médicos durante a pandemia deu ao mundo a noção de que a concentração de produção em um só país é de alto risco. A China criou um plano inclinado nos últimos 20, 30 anos, de que ela poderia produzir tudo sem preocupação com o custo. Enfrentou a competição baixando preços, subsidiando sua produção com mão de obra quase escrava.

Comentário do usuário