Como funciona o trabalho em home office? 8 coisas que você deve saber!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 12/07/2021 Relatar Quero comentar

A tecnologia e suas ferramentas inovadoras foram um dos fatores que impulsionaram o surgimento dessa tendência. A epidemia do Coronavírus e o isolamento social fez com que empresas em todo o mundo utilizassem dessa metodologia de trabalho para que seus funcionários continuassem produzindo sem prejudicar o combate ao vírus.

Diante desse cenário, é importante saber como funciona o trabalho em home office e conhecer sobre a possibilidade de  de funcionários para trabalhar remotamente. A partir disso, fica mais fácil obedecer à lei e evitar problemas no âmbito judicial.

Ficou interessado nessa modalidade de trabalho? Este post vai apresentar todas as informações sobre como funciona o home office. Acompanhe a leitura e saiba os detalhes!

1.  O que é o trabalho home office?

O home office é qualquer tipo de trabalho realizado de maneira remota fora do ambiente da empresa — em casa ou em outro espaço alternativo. De qualquer forma, é essencial que o empregado disponha de todas as ferramentas e recursos necessários para desempenhar suas funções da melhor maneira possível — computador, internet, acesso ao sistema interno da empresa, entre outros.

Segundo a , o trabalho em home office vem crescendo cada vez mais e ganhando destaque dentro do mundo corporativo. Nesse sentido, executar as funções de maneira remota traz mais praticidade, conforto e disposição para os funcionários. Afinal, os horários são menos rígidos e não é necessário perder tempo no trânsito com deslocamentos até a empresa.

2.  Existe regulamentação legal da contratação home office?

A reforma trabalhista regulamentou o trabalho home office por meio da criação de um capital especial dedicado ao tema. Sendo assim, o Capítulo II-A da CLT instituiu os artigos 75-A e seguintes.

Para que o trabalho seja considerado como home office, ele deve apresentar algumas características específicas. Nesse sentido, o  determina que:

“considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”.

Sendo assim, a primeira questão é que o trabalho não tem a obrigatoriedade de ser desempenhado em casa. O funcionário pode atuar em outros ambientes, como coworkings, bibliotecas ou cafeterias.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário