Vagas de emprego falsas são usadas para golpes; saiba como se prevenir

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 08/07/2021 Relatar Quero comentar

No quesito “rede social”, o LinkedIn é uma plataforma interessante com foco em carreira e que faz a divulgação de vagas. O ideal é procurar vagas e se candidatar a elas apenas em portais especializados, como o Vagas.com.br, Catho e InfoJobs, além de instituições já conhecidas como Sine e CIEE. Além disso, muitas vezes as empresas possuem uma área específica em seus sites para vagas de emprego, basta procurar no site o termo “trabalhe conosco”. 

2- Suspeite se pedirem seus dados

Se a vaga à qual você está pensando em se candidatar está sendo divulgada fora de portais oficiais e pede que você inclua seus dados em um formulário, fique de olho.

Também não é comum que empresas de recrutamento idôneas entrem em contato pelo telefone ou WhatsApp para pedir seus dados. Se isso acontecer, a chance de se tratar de um golpe é alta.

3- Observe a comunicação

Erros de português, histórias muito longas e improváveis, muitos requisitos para preencher e muitas informações para fornecer? Esses são alguns indicativos de que a seleção de emprego pode ser falsa. Empresas sérias se comunicam de forma profissional.

4- Ofertas boas demais para serem verdade

Já ouviu aquele ditado que diz “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Pois é bom desconfiar mesmo se uma oportunidade parece boa demais para ser verdade. Fazer uma vaga parecer imperdível é uma estratégia dos golpistas para atrair as vítimas. Encantadas pela possibilidade de conseguir algo muito bom, elas acabam se deixando enganar.

Comentário do usuário