Vagas de emprego falsas são usadas para golpes; saiba como se prevenir

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 08/07/2021 Relatar Quero comentar

Golpistas vêm usando vagas de emprego falsas como isca para praticar crimes. Mirando pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, eles roubam dados e até dinheiro por meio da divulgação de vagas falsas. Em casos mais graves, podem até atrair as vítimas para encontros presenciais.

Um apontou que, de janeiro a maio de 2021, os brasileiros acessaram e compartilharam mais de 346 mil páginas na web com golpes do tipo.

Na maioria das vezes, os criminosos fazem uma divulgação de vagas que não existem. Essas falsas oportunidades são publicadas em redes sociais, sites de anúncios de produtos ou até mesmo chegam na forma de e-mail. A partir do anúncio, o golpe pode acontecer de formas variadas.

Uma delas é com o roubo de dados da vítima. Quem busca emprego clica no link indicado pelo anúncio e lá deixa seus dados, como se fosse para uma seleção de trabalho. Porém, esses dados podem ser utilizados pelos criminosos para cometer outros crimes, como contratação de empréstimos.

Em outra variante mais elaborada do golpe, os criminosos atraem as vítimas para uma seleção – que é falsa - e dizem que é preciso pagar uma taxa para participar. Em outros casos, alegam ser necessário fazer um curso para participar da seleção ou ficar com a vaga. Mas as empresas de recrutamento de vagas alertam: nunca são cobradas taxas para concorrer a uma vaga de emprego.

Veja a seguir dicas de como se proteger de golpes com vagas de emprego falsas

1- Atenção ao local no qual a vaga foi divulgada

Sites de anúncio de produtos, como OLX, vêm sendo utilizados pelos golpistas para anunciar vagas de emprego falsas. Porém, a empresa alerta que o portal não é destinado a esse fim. Portanto, se você se deparar com uma vaga de emprego no site, suspeite.

Outro meio utilizado com frequência pelos criminosos é o Facebook. De fato, há pessoas bem-intencionadas que usam a rede social para divulgar oportunidades de trabalho, mas nem todas são verdadeiras. Você vai precisar avaliar outros critérios (veja abaixo) para não cair em um golpe.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário