Vagas de emprego: como realizar processos seletivos eficientes em 2021?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 06/06/2021 Relatar Quero comentar

A Covid-19 impactou o mundo de uma forma geral em 2020. Empresas precisaram se reinventar, num universo completamente digital, para manter suas portas abertas e muitos processos foram modificados, como as divulgações de vagas de emprego e o recrutamento.

Mas que essa mudança "obrigatória" de rotina tenha ocorrido no ano passado, em função da pandemia, deve impactar também o ano de 2021. Afinal, muitas cidades ainda vivenciam a quarentena e as organizações precisam se adaptar com estratégias que atendam às novas demandas. 

Segundo uma pesquisa do Linkedin, no âmbito de recrutamento e seleção, mais de 81% dos recrutadores acreditam que o recrutamento virtual vai continuar mesmo após a pandemia. O reflexo disso é no custo e na economia de tempo no processo de seleção.  

Mas como é possível se adaptar a essa nova realidade sem perder qualidade no recrutamento? Neste artigo vamos falar sobre: 

Como se organizar para realizar contratações na pandemia?; Quais as principais estratégias que as empresas têm adotado?;  Qual o melhor formato de entrevista na pandemia?;  Como aproveitar a diversidade nas contratações?

Quer começar 2021 com o pé direito e colocar sua empresa dentro das principais estratégias e tendências de divulgação de vagas de emprego e recrutamento para esse novo ano? É só seguir em frente neste artigo e conferir nossas dicas. 

Como se organizar para realizar contratações na pandemia?

Antes da pandemia já era comum que muitas empresas divulgassem suas vagas de emprego on-line, em sites de recrutamento e redes sociais. 

Contudo, com a pandemia esse caminho foi além, pois, mais do que os anúncios de vagas de emprego, o recrutamento em si passou a ser quase que 100% virtual. 

Dados do Linkedin mostraram que 70% dos recrutadores já apontam o recrutamento virtual como um novo padrão do mercado. Entrevistas por vídeo e avaliações remotas se tornaram uma tendência dentro dos RHs. 

Porém, é um grande desafio estar pronto para essa nova realidade. Cada dia mais as empresas precisam se planejar para esse ambiente completamente virtual. 

Refinando os processos e sistemas para que o recrutamento possa ser efetivo. Isso quer dizer que é essencial optar por um recrutamento inteligente. 

Apostando em inteligência artificial (IA) para otimizar as seleções, utilizando as redes para divulgar as vagas de emprego, investindo em anúncios e segmentando as vagas de emprego por palavras-chave, localização, descrição das tarefas e etc. 

Comentário do usuário