Restituição de Imposto de Renda: como funciona? Saiba mais!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) Yasmim 13/05/2021 Relatar Quero comentar

Do mesmo modo que a declaração de Imposto de Renda (IR) gera uma série de dúvidas para quem precisa prestar contas ao Leão, o processo de restituição de Imposto de Renda provoca vários questionamentos entre aqueles que têm direito ao recebimento de tais valores.

Por isso, este conteúdo tem o objetivo de esclarecer o que é a restituição do IR, como esse processo funciona e o que fazer para saber se você tem direito à restituição, incluindo o calendário previsto para 2021. Então, prossiga com a leitura e anote todas as informações necessárias.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

Como o próprio nome indica, a restituição do Imposto de Renda tem relação direta com a declaração do Imposto de Renda — oficialmente chamada de Declaração de Ajuste Anual de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (DIRPF).

Por isso, para entender com clareza do que se trata a restituição, é preciso compreender melhor qual é a função da declaração.

Afinal, por que algumas pessoas recebem parte dos impostos pagos de volta enquanto outras precisam complementar os pagamentos?

Na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte informa todos os seus rendimentos relativos ao ano anterior, incluindo salários, recebimento de aluguéis, ganhos com investimentos etc.

Algumas dessas diferentes fontes podem sofrer a cobrança de imposto direto na fonte.

É o que acontece, por exemplo, com os salários: normalmente, os empregadores descontam o Imposto de Renda devido já na folha de pagamento. Contudo, outros ganhos do período podem não sofrer esse desconto.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário