As pessoas entendem uma empresa como um local voltado exclusivamente para atividades comerciais, sempre focando na compra e venda. No entanto, uma companhia também consiste na execução de tarefas estruturadas. E organizar essas ações e reinventá-las com criatividade também se faz necessário, por isso, entender o que é inteligência empresarial e quais são seus benefícios é um ótimo começo para aprimorar esses processos.
Quando ouvimos a palavra inteligência, automaticamente associamos a um indivíduo empenhado em estudar e com grande conhecimento em áreas distintas. Essa definição não está incorreta, contudo, existem outros tipos de inteligência que vêm ganhando força com o passar dos anos.
Nesse caso, estamos falando da inteligência empresarial. Ao aplicá-la, é possível que algumas empresas sejam consideradas inteligentes e fiquem à frente das suas concorrentes.
Entretanto, tudo dependerá da capacidade profissional e da forma humanizada com que os . Você deve estar se perguntando: será que a minha empresa atua de forma inteligente?
Nesse artigo, separamos algumas informações que irão lhe ajudar a entender melhor o que é inteligência empresarial. Você encontrará:
O que é inteligência empresarial?Quais as principais funções da inteligência empresarial?Qual a importância da inteligência empresarial?Dicas de como colocar a inteligência empresarial em prática;Quais as principais vertentes da inteligência empresarial?Benefícios da inteligência empresarial nos negócios.Leia o texto até o final e saiba como tomar decisões estratégicas!
O que é inteligência empresarial?
Inteligência empresarial, também conhecida como inteligência de negócios, são estratégias para tornar a sua empresa mais relevante e conhecida no mercado por meio de big data, ou seja, coleta de dados. Isso exige:
atendimento ao consumidor; qualidade, visibilidade, marketing estruturado, colaboradores e clientes satisfeitos e saldo do fluxo de caixa sempre positivo.Esses itens podem não parecer novidade. De fato, o que é novo é saber como cumprir esses objetivos através de ferramentas das tecnologias digitais.
Dessa forma, o uso de alguns podem ser úteis para automatizar muitos dos serviços, auxiliar na organização financeira e facilitar a realização de tarefas, mantendo sempre a empresa com boa reputação.
Em suma, a inteligência de negócios consiste em processar, selecionar e analisar as principais informações que podem alterar os desafios. Além disso, busca entender qual a situação do mercado em cada momento e planejar estratégias que farão toda a diferença na tomada de decisões.
Quais as principais funções da inteligência empresarial?
Não há dúvidas de que a principal função do business intelligence é mapear os melhores caminhos para atingir o sucesso em qualquer negócio. Desse modo, o conceito de inteligência empresarial é sustentado por três diretrizes: tomada de decisões, planejamento estratégico e conhecimento da situação do mercado.
Diante disso, apresentamos a seguir, as principais funções dessa prática e como aplicá-la:
Proporcionar diagnósticos precisos
Quando a empresa está munida de ferramentas de inteligência de negócios é possível evoluir com mais facilidade, de maneira a expandir com base em dados e estimativas reais.
Por outro lado, quando não existe essa evolução, os diagnósticos servem como orientações para que os gestores consigam se sobressair.
Auxiliar na redução de riscos
Quando a business intelligence se torna o guia principal de uma instituição, as dúvidas e incertezas quase não existem.
É possível entender todas as necessidades que envolvem o mundo dos negócios e reduzir os riscos, tomando as decisões certas. Na maioria das vezes, uma , pode ser fundamental para auxiliar na estruturação das projeções e das novas parcerias.
Fornecer novos olhares
As ferramentas da tecnologia, tanto de automatização quanto de gestão e de comunicação, permitem uma percepção do contexto a qual não poderíamos enxergar por conta própria.
Assim, um gestor que aplica tecnologias de inteligência empresarial é capaz de pensar com mais sabedoria, organizando os investimentos e novas ideias.
É fundamental apostar em novos setores dentro da empresa de maneira analítica, implementando mudanças e alcançando resultados significativos.
Permitir escolhas ágeis
Além de auxiliar no controle de gestão, a inteligência empresarial é essencial para o gerenciamento de novas informações, fazendo com que os sejam capazes de entender a empresa, fechando novas parcerias e promovendo um bom relacionamento com as áreas comerciais.
Qual a importância da inteligência empresarial?
De acordo com o , surgem milhares de empreendimentos no país todos os anos. Com frequência, muitos não conseguem se manter e acabam e fechando as portas antes mesmo de completar o primeiro ano em funcionamento.
Isso ocorre pois muitos desses empresários cuidam de seus empreendimentos com métodos antigos, não estudam as inovações presentes no mercado, não avaliam seus concorrentes e as características de seu público alvo. Para que uma empresa tenha êxito, é necessário planejamento e boa execução.
Dessa forma, a inteligência empresarial se torna fundamental para manter uma organização na ampla concorrência mercadológica que vislumbramos neste início de século XXI.
As tecnologias auxiliam na definição de metas e estratégias, com resultados precisos e otimização de tempo.
Além disso, os aplicativos favorecem o monitoramento da realidade imposta pela empresa, permitindo mudanças e ajustes necessários com base nas informações adquiridas durante uma análise.
Dicas de como colocar a inteligência empresarial em prática
Primeiramente, é necessário entender o quão importante essa inteligência será para o seu negócio. Feito isso, o próximo passo é fazê-la funcionar. Como dito anteriormente, a aplicação desse método é fundamental para a redução de custos e aumento das operações.
Essa estrutura inteligente foi desenvolvida para melhorias empresariais, com base em dados certos e necessários. Além disso, a maneira de fazer com que a inteligência empresarial funcione melhora o ambiente como um todo.
Acompanhe a seguir os pontos principais que certamente vão ajudá-lo a colocar a inteligência empresarial em prática.
Automatize o fluxo de informações
Gerir informações pode ser burocrático, demorado, complicado e caro se as tecnologias não forem aplicadas corretamente.
Mas esse quadro pode ser revertido com o envio correto de e-mails e periodicamente. Essa periodicidade facilitará a busca por informações corretas e a análise efetiva dos dados.
Desenvolva cultura de dados
Geralmente, as decisões são tomadas com base em experiências anteriores e em tudo aquilo que se acredita ser um diferencial.
Dessa forma, para que essas decisões se tornem positivas, é necessário trabalhar uma cultura interna, junto a hábitos necessários para o uso correto de dados.
Cuide dos processos
Para que a sua inteligência de negócios seja positiva, é preciso organizar e formar uma base de dados de boa qualidade.
Esse processo permite que a empresa saiba quais as análises verídicas, evitando perder o foco dos fatores essenciais, promovendo, assim, um melhor aproveitamento dessa inteligência.
Analise as métricas
Preparar relatórios com as métricas certas é a solução para a inteligência empresarial. É através dessas informações que as métricas são implementadas. Se as métricas estiverem corretas, a melhoria do negócio será mais fácil.
Considere todos os setores
Ter informações sobre cada setor auxilia na organização e na tomada de decisões. É possível criar autonomia dentro de cada departamento.
Garanta a segurança das informações
Antes de tudo, a segurança de dados vem preocupando cada vez mais. A inteligência empresarial corre riscos de receber informações não verídicas. Isso é comum! Para evitar que isso ocorra, pode ser implementado técnicas da big data, a inteligência artificial que realiza a coleta de dados e sua estruturação.
Quais as principais vertentes da inteligência empresarial?
Quaisquer empresas que prezam pela inteligência precisam seguir 3 vertentes fundamentais para um melhor desempenho. São elas: coleta de informações, análise de custos e riscos e alinhamento das metas.
A seguir, veja as definições de cada uma delas para que você as entenda e as coloque em prática.
Colete informações
Antes de correr atrás de qualquer objetivo, é preciso coletar informações. A empresa precisa compreender o lugar em que está entrando. Para isso, busque compreender fatores externos:
economia;política;cultura;comportamento do seu consumidor;seus principais concorrentes.Assim como os fatores externos, os internos precisam ser considerados:
qualidade do produto oferecido;tamanho do mercado que vai encontrar;inovações tecnológicas;;Possíveis diferenciais.Analise os custos e os riscos
Toda empresa possui custos e riscos. Quando as estratégias são estabelecidas, a expectativa é gerada em torno de um resultado positivo. Para que essas estratégias gerem resultados é preciso investir na expansão de determinados setores, como o de recursos humanos e o de tecnologia.
Alinhe metas
Antes de mais nada, uma empresa precisa obrigatoriamente definir quais serão suas . Essas três vertentes, são responsáveis por direcionar o futuro da organização. Antes de tudo, os demais setores também precisam ter metas pré-definidas. Determine um alinhamento entre todos, para que o trabalho seja realizado em sincronia.
Benefícios da inteligência empresarial nos negócios.
Alguns benefícios são considerados essenciais para uma inteligência de negócios qualificada. Esses benefícios são a porta de entrada para uma organização alinhada e de sucesso. São eles:
Contribuição com os planejamentos estratégicos
Essa contribuição facilita na elaboração de um bom planejamento. Sendo ele mais seguro e com necessárias.
Antecipar as ações
É possível que gestores antecipem suas ações utilizando inteligência empresarial. Portanto, assumem proatividade e oferecem rápidas soluções para as demandas da empresa.
Realizar previsões seguras
O gestor consegue se assegurar de suas decisões, tomando atitudes benéficas. Saber o que vem pela frente permite agilidade e alta capacidade de prevenção.
Eficaz na gestão de riscos
Por fim, proporciona análises com os dados encontrados, auxiliando na eficácia dos riscos, sejam ameaças ou oportunidades.
Ademais, a inteligência empresarial está cada vez mais presente nas empresas. Suas capacidades de aumentar resultados positivos, de melhorar a gestão de riscos e de estar à frente da concorrência a torna uma atividade completa que precisa ser realizada por profissionais capacitados. Só assim conseguirá atingir o sucesso desejado.
É importante ressaltar que o investimento nessas ações é extremamente importante. Vários sistemas de gestão já presentes no mercado utilizam da inteligência empresarial. Faça uma breve análise de qual deles supre as suas necessidades.
Esse artigo foi elaborado com o intuito de te ajudar a entender mais a fundo sobre a inteligência empresarial e seus principais benefícios, fazendo com que você tenha outra visão do mundo dos negócios, além de oferecer dicas fundamentais para que sua empresa se destaque entre as concorrentes. Torne-se pioneiro no seu ramo de atuação.