Saiba quantas vezes o cachorro deve comer por dia para ser saudável?

Ter uma alimentação bem balanceada e equilibrada é essencial para a manutenção da nossos queridos animais de estimação.

Mas, quantas vezes o cachorro deve comer por dia para ser saudável? quais são os benefícios de uma boa alimentação nos animais?

A alimentação do cachorro também deve ser adequada para seu porte e para sua idade, e é importante saber também as porções específicas para cada um.

Dessa forma, cada animal comerá de forma adequada, sem engordar ou ter problemas de saúde em decorrência do excesso de comida.

Nesse artigo, vamos esclarecer essas dúvidas mais frequentes. Confira abaixo!

Como deve ser a alimentação do cachorro?

Eles são fofinhos demais e fazem uma carinha especial que é quase impossível de resistir, não é mesmo?

Então, você decide dar a eles só mais um pouquinho de petisco e, então, mais um pouquinho e mais um pouquinho, até que o cachorro coma muito mais do que a quantidade de ração recomendada para ter uma nutrição balanceada.

Ou você coloca uma determinada quantidade de ração no pote, ao sair para trabalhar e, ao retornar, você encontra o pote vazio e a casa revirada porque seu cachorro sentiu fome e não se alimentou corretamente.

Se esses são cenários que você reconhece, é preciso entender melhor quantas vezes o cachorro deve comer por dia para ser saudável e como funciona a alimentação do cachorro.

A quantidade de vezes que um cachorro deve comer por dia varia de acordo com seu porte, com sua raça e até mesmo de acordo com seu nível de atividade. Inclusive, o mais indicado é que essa resposta seja dada pelo veterinário.

Quantas vezes o cachorro deve comer por dia para ser saudável? A resposta é que depende. A seguir, descrevemos melhor como deve ser a alimentação de cada cachorro.

Alimentação de cães filhotes 

Em relação aos filhotes, a alimentação muda de acordo com sua idade.Os filhotes – independente de raça ou de porte – estão em fase de crescimento e de desenvolvimento, por isso, precisam dos nutrientes certos para poderem crescer com saúde.

Nos primeiros 45 dias de vida, por exemplo, os cachorros filhotes se alimentam apenas do leite materno e ele já é suficiente para nutrir as necessidades do animal.

Se o cachorro não possui mãe ou foi abandonado, existem tipos de leite fabricado e especial para cachorros que podem substituir essa alimentação inicial.

2 meses: início

Geralmente, é recomendado que a alimentação com comida especial voltada para filhotes se inicie nos dois meses de vida.

De início, o animal pode apresentar resistência, por exemplo, à ração sólida. No entanto, é preciso insistir e não oferecer alimentos alternativos para o cachorro, uma vez que isso pode fazer com que ele se habitue.

2 a 3 meses de idade

Dos dois aos três meses de idade, é recomendado dar ao cachorro alimentos pelo menos quatro vezes ao dia, sendo que cachorros de porte mais diminuto, como pinschers, por exemplo, podem precisar de alimentação cinco vezes por dia, comendo um pouco a cada ração, misturando ração seca e ração úmida.

6 a 1 ano de idade

Dos seis meses até o um ano de idade, é recomendado dar ao cachorro ração duas vezes ao dia. Com isso, o animal já aprende aos poucos a se habituar a fracionar sua alimentação de forma adequada ao longo do dia.

Alimentação de cães adultos

Cães adultos costumam receber alimentação apenas uma vez ao dia, de manhã ou à noite, como se adequar melhor para seu dono.

No entanto, alguns cachorros podem precisar de dietas diferenciadas.

Alguns cachorros, por exemplo, se alimentam de ração úmida uma vez ao dia, misturada com a ração seca, e uma segunda alimentação, somente de ração seca. Outros, se alimentam apenas com uma delas.

É na vida adulta que é preciso entender o nível de atividade do cachorro para poder indicar uma dieta mais adequada e, com isso, fica ainda mais fácil saber quantas vezes um cachorro deve comer por dia.

Um cachorro de grande porte que faz muita atividade, por exemplo, pode precisar de uma dieta de 1300 calorias por dia.

Já um cachorro sedentário e de pequeno porte pode precisar de apenas metade dessas calorias. Por isso, a recomendação veterinária é importante nesses cenários.

Alimentação de cães idosos

Cães idosos precisam de uma quantidade menor de calorias, já que o gasto energético na vida idosa costuma diminuir consideravelmente.

É preciso entender, por exemplo, se o cachorro possui problemas na dentição ou mesmo problemas para mastigar.

Se esse for seu caso, ele pode precisar comer apenas ração úmida, para que ele possa ingerir o alimento de forma adequada uma ou duas vezes por dia. 

Outros cães idosos podem ter problemas de saúde variados, como problemas renais ou no fígado, sendo que esses dois órgãos podem requerer uma dieta adequada para evitar que sofram uma sobrecarga. 

Mais do que quantas vezes o cachorro deve comer por dia, é preciso entender melhor os inúmeros fatores que influenciam a saúde do cachorro idoso.

Por isso, se seu cãozinho já for um senhorzinho de idade, é preciso levá-lo ao veterinário para entender como a dieta deve ser.

Alimentação de fêmeas grávidas 

Quantas vezes o cachorro deve comer por dia? Depende! Fêmeas grávidas, por exemplo, tem que comer em maior quantidade.

As fêmeas grávidas podem precisar se alimentar com uma maior quantidade de vezes por dia, uma vez que estão nutrindo também um ou vários filhotes de cachorrinho que estão se desenvolvendo.

Nesse caso, evitar que a cachorra fique obesa depois da gestação é importante. Por isso, escute a recomendação do veterinário para saber a melhor forma de alimentá-la durante esse período delicado da vida.

Com o propósito de "Verdadeiro e Transcendência", este site fornece o conteúdo e as informações mais úteis para todos os usuários do site, e as notícias mais recentes, os relatórios mais oportunos e os dados mais autênticos também podem ser encontrados naqui.

Individualidade e Qualidade são as conotações do site: 

Qualidade significa fornecer aos usuários do site um alto padrão de conteúdo com alta qualidade e alta eficiência. 

Individualidade, ou seja, inovação que acompanha o tempo e uma visão única para criar um site único.

Preste atenção ao nosso site, forneceremos informações mais valiosas.

Comentário do usuário