Curso de investimentos: tudo o que você precisa saber antes de fazer!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 08/06/2021 Relatar Quero comentar

Um curso de investimentos pode ajudar você nos primeiros passos de como buscar fazer seu dinheiro render no mercado financeiro. É, portanto, uma estratégia para conseguir melhores resultados nas finanças e alcançar sua independência financeira.

Mas será que o mais indicado é fazer sua inscrição em um curso sem avaliá-lo com cuidado? Na verdade, o melhor caminho é entender, primeiramente, suas necessidades. Alguém que ainda não conhece sua relação com as finanças pessoais, por exemplo, pode não aproveitar todo o conhecimento.

Dependendo de como você se organiza com essa questão, pode estar ou não preparado para um curso de investimentos para iniciantes. A ideia deste post é justamente ajudá-lo a identificar o que é preciso fazer antes de procurar uma qualificação como esta.

Confira!

Organize suas finanças

O primeiro passo antes de ingressar no mundo dos investimentos é entender como você lida com o seu dinheiro. Tenha em mente que, sem isso, aprender como alcançar uma boa rentabilidade não adiantará. Afinal, a organização financeira é essencial para ter dinheiro para investir.

Assim, é preciso ter clareza sobre seus ganhos e despesas para não comprometer seu orçamento no final do mês. Aqui é recomendado listar suas receitas e os custos fixos, como água, luz, aluguel, plano de celular, convênio médico e os outros gastos mensais.

Insira esses dados em uma planilha ou aplicativo para que você saiba o quanto sobra para outras despesas — que são os custos variáveis. Tenha o costume de registrar nesse documento todas as saídas, inclusive as menores, para compreender qual é o seu comportamento com as finanças.

Lembre-se, ainda, de se organizar para alguns gastos anuais, como IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, entre outros. Tudo isso deve ser considerado, pois muitas pessoas se perdem nas próprias finanças por esquecer determinados gastos.

A partir dessa organização financeira inicial você estará mais à frente no caminho para o mundo dos investimentos. Ao conhecer seu orçamento, é possível fazer sobrar dinheiro para começar a montar uma carteira — e, aí sim, precisar aprender sobre como investir.

Comentário do usuário