Seguro de vida ainda vale a pena? Descubra!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 05/07/2021 Relatar Quero comentar

Proteger-se diante de determinados riscos que podem acontecer no dia a dia é uma das estratégias utilizadas para alcançar um equilíbrio financeiro. É por isso que muitos brasileiros têm, por exemplo, planos de saúde ou  para seu carro ou casa.

E em relação a proteções contra fatalidades na sua vida? Você já se pegou com a dúvida se seguro de vida vale a pena?

É claro que ninguém gosta de refletir sobre casos tão graves, quanto doença ou morte. Entretanto, muitas vezes isso se faz necessário.

Então, que tal saber mais sobre o assunto? Confira as informações sobre o funcionamento desse tipo de seguro e saiba se ele vale a pena!

O que é seguro de vida?

Em primeiro lugar, é preciso saber o que significa um seguro de vida. Ele é um serviço semelhante aos seguros que você pode contratar para proteger um bem, como seu veículo.

Ao fazer um  são pagas mensalidades para transferir o risco dele à empresa seguradora. Assim, caso aconteça algum sinistro — como um roubo ou acidente — é ela quem se responsabiliza pelos custos.

No caso do seguro de vida, o objetivo é proteger você e sua família diante de imprevistos relacionados à saúde. Dessa maneira, ele é uma forma de manter o equilíbrio financeiro em situações de desemprego, incapacitação para o trabalho ou morte.

Existem diversos planos para contratação de um seguro de vida. Eles variam dependendo de quem serão os beneficiários, de qual será a cobertura e, claro, do valor dos pagamentos mensais e da indenização a ser recebida na ocorrência de um sinistro.

Como ele funciona?

Saber do que se trata não é suficiente para avaliar se o seguro de vida vale a pena. É necessário compreender seu funcionamento antes de decidir. Então, vamos explicar os principais detalhes sobre isso.

Prêmio

Quem contrata um seguro de vida deve pagar uma parcela mensal, que também é chamada de prêmio. O valor dessa mensalidade depende do plano que você escolher — quanto maiores as coberturas do seguro, mais altas serão as parcelas.

Ou seja, o preço do serviço sobe de acordo com a quantidade e complexidade dos riscos que serão cobertos. É obrigação do segurado manter o pagamento do prêmio em dia. Do contrário, pode ter problemas na utilização do seguro.

Cobertura

A cobertura é outro detalhe fundamental em um seguro de vida. Ela define quais são os sinistros que geram o direito do segurado receber a indenização da empresa seguradora.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário