7 desafios da gestão familiar de uma empresa familiar e como superá-los

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 20/07/2021 Relatar Quero comentar

Olá, querido amiguinho.  É claro que hoje ainda vou compartilhar com você um pouco sobre o aspecto financeiro do conteúdo, afinal de contas, você também sabe que sou principalmente para compartilhar o conteúdo financeiro, não estou brincando com você, vamos entrar no assunto principal e dar uma olhada no que estou compartilhando com vocês hoje.  

 Para as coisas financeiras nós todos temos dúvidas de uma forma ou de outra, nós lutamos para encontrar um emprego ou começar um negócio, e também pode ser sobrecargado por mudanças no mercado econômico, não posso dizer que tem um profundo conhecimento sobre as coisas financeiras, aqui é principalmente para fornecer o conteúdo e informação mais útil,  E fornece as últimas notícias, os relatórios mais atualizados e os dados mais autênticos.

No Brasil, muitas empresas de pequeno e médio porte, seguem estruturas familiares. De acordo com dados do ,  90% das organizações brasileiras possuem perfil familiar. Com isso, elas chegam a representar cerca de 65% do PIB e são responsáveis por empregar 65% dos trabalhadores no país.

Com o aumento do desemprego devido à pandemia, essa tendência se intensificou. Afinal, com tantos familiares parados em casa e sem um emprego fixo, por que não iniciar um negócio do zero? Esse, com certeza, é o pontapé inicial de muito negócio familiar.

Entretanto, como bem sabemos, no mundo dos negócios não basta ter apenas iniciativa e disposição, uma efetiva gestão é necessária, o sendo um grande desafio para muitos empreendimentos. No Brasil, muitas vezes a expressão “empresa familiar” é utilizada de forma pejorativa, sendo associada a algo bagunçado e sem regras.

Portanto, para ter sucesso nessa empreitada, é crucial conhecer os 7 desafios da gestão de uma empresa familiar e aprender como superá-los. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os principais pontos de atenção:

Centralização das decisões no fundador Sucessão e falta de capacidade dos herdeiros Conflitos entre gerações Realizar novas contratações Ausência de diretrizes Falta de inovação Dificuldades no controle financeiro

Boa leitura!

7 desafios da gestão familiar de uma empresa familiar e como superá-los

Empresas familiares são companhias privadas, ccontrolada por uma família, assim permanecendo com o passar das gerações. Elas podem contar com diversos membros da mesma família, tanto na parte administrativa quanto como acionistas e membros da diretoria.

Para muitos empreendedores, esse tipo de negócio oferece muitos , no entanto, também conta com alguns desafios que precisam ser superados. Por isso, preparamos uma lista com os principais pontos de atenção que precisam ser considerados nesse modelo de negócio. Confira:

1. Centralização das decisões no fundador

Um dos principais desafios da gestão de uma empresa familiar é a centralização do poder na tomada de decisões em poucas mãos, se não em apenas uma. 

Isso coloca os negócios em risco, pois essa pessoa que detém todas as informações e conhecimentos não poderá se ausentar em nenhum momento. Além disso, todos os rumos que os negócios seguirão serão baseados em apenas uma opinião.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário