Como fazer investimentos inteligentes: aprenda tudo para começar

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 01/06/2021 Relatar Quero comentar

Por que você faz ou pensa em fazer investimentos? Sua resposta já pode ajudar a entender o conceito de investir: aplicar capital hoje com a expectativa de obter um retorno financeiro no futuro, superando o valor investido. É diferente de poupar e o desafio está em saber como fazer investimentos inteligentes. Mas por onde começar?

O primeiro passo é buscar conhecimento. Não dá para quer investir "no escuro". Por isso, tudo começa pelo interesse do investidor em aprender mais sobre como investir de forma inteligente. Entender, por exemplo, que osinvestimentos podem ser divididos em dois tipos principais: Investimentos em Renda Fixa e Investimentos em Renda Variável.

Tenha um objetivo

Não invista por investir. Ou seja, investimentos inteligentes são aqueles que o investidor faz tem um ou mais objetivos em mente. Não basta apenas o deseja de "juntar dinheiro". Defina o destino que dará para o lucro obtido com o investimento (viagem, casa, carro, estudar, aposentadoria…). Além do lado prático, isso também tem um lado motivacional. Fará o investidor mais atento para acompanhar a rentabilidade com maior atenção e agindo para que o objetivo possa ser alcançado o quanto antes.

Origem do capital para investimento

Quando a dúvida sobre como investir de forma inteligente, uma coisa é certa: o dinheiro para os investimentos deve ter origem numa reserva mantida especialmente com esse propósito. É um erro – e nada inteligente, portanto – querer investidor usando o "dinheiro do dia a dia", o mesmo que é usado para pagar as contas de casa.

Mais do que uma dica para fazer investimentos inteligentes, trata-se de uma regra que não pode ter exceção. Por dois motivos: por um lado, pode causar prejuízos ao orçamento familiar, e, por outro, pode prejudicar sua estratégia de investimento porque, em caso de emergência, o investidor poderá ter de resgatar o dinheiro do investimento e isso impactará negativamente na rentabilidade.

Comentário do usuário