Diante das mudanças que o presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido político) quer fazer, muitas pessoas tem se perguntado se o Bolsa Família vai acabar em 2021. Por isso, é importante esclarecer o motivo que está por trás deste questionamento e das mudanças que o Governo Federal pretende implementar neste programa social a partir do 2º semestre deste ano.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Governo Federal, neste ano de 2021, não fez nenhuma sinalização no sentido de colocar um fim no Programa Bolsa Família. No ano passado, houve uma movimentação no sentido de substituir o Bolsa Família por um novo programa social. Mas antes mesmo do fim do ano, o presidente já havia encerrado estas especulações.
A partir de então, passou-se a falar em uma reformulação, e não em uma extinção do programa. E embora muitas pessoas olhem esse movimento do Governo com desconfiança, as informações que circulam nos bastidores do Palácio do Planalto dão conta de que a possibilidade de acabar com o Bolsa Família já não existe mais.
Se a extinção do programa social não vai acontecer, as mudanças vão. E são justamente estas mudanças que tem preocupado uma parte dos beneficiários do programa, especialmente por não saberem de tudo o que o Governo Federal está planejando para este que é um dos principais programas de assistência social do Brasil.
Embora o Governo ainda não tenha divulgado de forma oficial quais são todas essas mudanças, algumas delas já tem circulado pela imprensa, sendo que algumas já foram inclusive comentadas pelo presidente.