O que são despesas operacionais e por que o investidor precisa conhecê-las?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 09/07/2021 Relatar Quero comentar

Antes de  em uma empresa, é importante que você compreenda como está a saúde financeira dela. Para isso, um termômetro útil são as despesas operacionais que constam na DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Unindo esse indicador a outros que fazem parte da , você tem melhores condições de decidir investir ou não em determinada companhia. Quer contar com ajuda nesse tipo de avaliação? Este conteúdo pode ser útil.

Continue lendo para entender do que se tratam as despesas operacionais e por que o investidor deve compreender esse conceito!

O que são as despesas operacionais?

As despesas operacionais são aquelas relacionadas com o funcionamento diário de uma empresa. Por isso, elas não incluem pagamentos como impostos ou aqueles associados à fabricação dos produtos comercializados.

Esse tipo de despesa integra a gestão financeira da companhia. Elas podem ser organizadas de acordo com três categorias principais:

despesas comerciais; despesas gerais e administrativas; outras despesas operacionais.

Além disso, as despesas operacionais podem ser separadas em despesas fixas e variáveis. As fixas ocorrem todos os meses e seu valor não muda — pelo menos, não com frequência. Esse é o caso de salários e benefícios.

As variáveis, por sua vez, podem ocorrer todos os meses ou não, e possuem valor variável. Podemos citar como exemplo as premiações de funcionários que ocorrem eventualmente. Contas de consumo e manutenção de móveis, veículos e equipamentos também são despesas desse tipo.

Em geral, as categorias de despesas operacionais são apresentadas na DRE separadamente. Desse modo, é possível ter uma visão melhor do impacto de cada uma delas no caixa da empresa. Inclusive, é bom lembrar que não existe uma proporção ideal para cada categoria de despesa.

Esse valor pode variar bastante dependendo do tipo de negócio. Por isso, na hora de avaliar as despesas operacionais como um parâmetro de uma companhia é importante compará-la com uma do mesmo setor e de porte semelhante.

Quais são as principais despesas operacionais de uma empresa?

A seguir, você terá a oportunidade de entender em detalhes cada um dos tipos de despesas operacionais. Confira!

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário