O que são a Escola Austríaca e a Escola de Chicago de Economia?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 06/07/2021 Relatar Quero comentar

Não é preciso ser economista ou atuar no mercado para ouvir falar da Escola Austríaca e da Escola de Chicago de economia. A primeira exerceu muita influência para a formação da segunda e ambas são de extrema importância para o pensamento econômico atual.

Visto que as teorias econômicas mais utilizadas influenciam muito na sociedade, entender um pouco sobre Economia ajuda a compreender como funcionam certas decisões político-econômicas que acontecem no Brasil e no mundo.

Acompanhe a leitura do artigo e conheça a Escola Austríaca, a Escola de Chicago e confira o pensamento de cada uma delas!

O que é a Escola Austríaca de economia?

A Escola Austríaca é até hoje uma das mais importantes correntes de pensamento da ciência econômica. Começou a se estruturar em meados do século XIX. Essa escola é chamada assim pelo fato de os seus principais pensadores serem austríacos e terem desenvolvido suas ideias justamente na Áustria.

O considerado primeiro expoente dessa corrente é Carl Menger. Ele é autor da obra “Princípios da Economia Política”, lançado em 1871. Inclusive, Menger e outros colegas que seguiam o mesmo pensamento se contrapunham aos teóricos socialistas da época, como Karl Marx.

O que a escola austríaca defendia?

A Escola Austríaca defendia principalmente ideais que contestavam as teses defendidas pelos socialistas da época. Além de Menger, outros como Eugen von Boehm-Bawerk debatiam os princípios expressos por Karl Marx e Friedrich Engels, por exemplo.

Inclusive, vários conceitos explorados na obra principal de Marx, , foram criticados pelos dois. Além de discutir as proposições socialistas, a Escola austríaca defendia os princípios liberais.

O  econômico, em poucas palavras, é uma ideologia que se baseia no individualismo. Dessa forma, podemos dizer que essa escola de economia defendia:

individualismo metodológico; não intervenção do Estado na Economia; ação individual na economia associada ao tempo; livre mercado que funciona de acordo com a lei da oferta e da demanda; as decisões em relação à economia devem ser tomadas pelas pessoas e organizações.

Quais são os principais pensadores da Escola Austríaca?

Um dos principais representantes dessa escola é Ludwig Von Mises, economista austríaco que estruturou as ideias de Menger. Escreveu diversos livros que até hoje são utilizados para expressar as convicções liberais.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário