Três dúvidas comuns de quem já enviou o Imposto de Renda; entenda tudo!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 09/06/2021 Relatar Quero comentar

Anualmente, milhões de contribuintes devem enviar a declaração do Imposto de Renda. Apesar disso, a entrega deste documento costuma gerar muitas dúvidas entre os brasileiros. Entenda a resposta para três questionamentos comuns de quem já enviou a declaração do Imposto de Renda.

Quando será paga a restituição do Imposto de Renda?

Para o IR 2021, o pagamento da restituição acontece em cinco lotes. Anteriormente, as restituições eram feitas em sete lotes. Neste ano, o pagamento do primeiro lote foi realizado em maio. O cronograma de pagamento indicado Receita Federal é:

1º lote — 31 de maio 2º lote — 30 de junho 3º lote — 30 de julho 4º lote — 31 de agosto 5º lote — 30 de setembro

Para consultar a restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, será necessário acessar a opção "Consultar Restituição".

Por meio deste serviço, a pessoa ainda poderá verificar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição — como malha, por exemplo. Em caso de identificação de inconsistências na declaração, basta enviar uma declaração retificadora, com as correções.

Vale destacar que as restituições de declarações com inconsistência — em situação de malha — são liberadas somente após as correções.

Além da consulta da restituição pelo site, a consulta também pode ser feita por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Comentário do usuário