Cartão universitário ou sem anuidade: qual o melhor?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 29/07/2021 Relatar Quero comentar

Muitos jovens que estão começando a vida bancária escolhem o cartão universitário por ser mais em conta ou até mesmo ter anuidade zero no primeiro ano.

Mas, com as contas digitais surgiram outros cartões sem anuidade. Então o que é melhor: cartão universitário ou cartão sem anuidade?

O Nubanke o Digio, por exemplo, não cobram anuidade e não exigem comprovação de renda. E com isso, surgiu a dúvida de qual é a melhor opção para os universitários.

De acordo com a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em entrevista à revista Exame, "cartões universitários não fazem mais sentido."

Isso porque em várias instituições financeiras grandes, para ter o cartão universitário, é preciso ser correntista. O pacote de serviços das contas universitárias chega a custar R$12,90 por mês.

Dessa forma, além da anuidade, você ainda é obrigado a pagar pelo pacote de serviços mensais da conta corrente. Mas vale ressaltar que todos os bancos são obrigados a oferecer contas de serviços essenciais.

Fintechs X Contas universitárias

Os cartões de crédito universitários não fazem mais sentido por conta do surgimento das fintechs que tem como proposta justamente a isenção da anuidade.

Dessa forma, você não precisaria abrir uma conta universitária de um banco tradicional para obter o cartão de crédito.

Outra opção é você abrir uma conta universitária e solicitar um cartão sem anuidade em uma das fintechs que surgiram nos últimos anos. Porém, ainda assim você será cobrado mensalmente pelos serviços da conta universitária.

Você também pode optar por ter somente a conta universitária e solicitar o cartão de crédito.

E é bem provável que consiga até um limite maior nesse tipo de instituição financeira. Porém, não veja isso como uma vantagem, já que o risco de você acabar se endividando é maior.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário