Um dos primeiros passos para quem quer atingir a estabilidade financeira em sua vida é sanar qualquer dívida que esteja pendente.
Afinal, como economizar se você ainda tem empréstimos e outras pendências a pagar? Isso pode ser bem mais fácil do que você imagina.
Neste post, vamos te ajudar justamente a quitar dívidas e se organizar para começar a acumular dinheiro.
Confira estas dicas:
1. Tenha um planejamento que vise a uma poupança progressiva
Manter um planejamento financeiro é questão de hábito. Você precisa praticar diariamente o exercício de gastar de acordo com seus objetivos financeiros, de forma a atingi-los. Mas como fazer isso?
O primeiro passo é mapear seus gastos fixos (aluguel, condomínio, internet, prestações etc.) e variáveis (alimentação, energia, entre outros.
Se você gasta menos do que seus rendimentos, terá um saldo com o qual contar para poupar.
Caso contrário, é preciso repensar a forma com que você lida com suas despesas e reduzi-las.
Afinal, para quitar dívidas e ter algum dinheiro sobrando todos os meses, é preciso que você contabilize seus gastos diariamente, de forma a mantê-los dentro do limite de seu planejamento financeiro.
2. Participe de feirões para a negociação de dívidas
Se você tem dívidas a pagar e simplesmente não tem conseguido equacioná-las, uma boa solução talvez seja participar de feirões de renegociação.
Esses eventos são uma oportunidade de negociar as dívidas feitas e até de suspender seus pagamentos feitos na modalidade crédito, até que sua situação seja estabilizada.
Acredite, é do interesse de seus credores que você consiga pagar o que deve. Para eles, isso é melhor do que ter que executar alguma garantia ou judicializar a questão.
Por isso vale a pena tentar renegociar e conseguir formas mais facilitadas de pagamento.
3. Repense (e controle) seus gastos
Se você quer mesmo se livrar das dívidas, é preciso repensar alguns gastos, especialmente os supérfluos. Reflita sobre a necessidade de alguns gastos com lazer, entretenimento, roupas e outros acessórios.
Como você tem dívidas a sanar e metas de economia a cumprir, talvez esse não seja o melhor momento para continuar com esses hábitos de consumo.
Mantenha um controle desses gastos, registrando diariamente valores e a razão pela qual a despesa foi feita. Priorize os gastos essenciais.
4. Prefira pagar à vista
Quando você paga à vista, sabe exatamente quanto ainda tem de dinheiro em conta e, consequentemente, quanto ainda pode gastar.
As compras no crédito nos enganam e nos estimulam a comprar mais, porque você não vê o dinheiro sendo efetivamente gasto.
Na medida do possível, priorize compras em dinheiro ou no débito automático.
Com o tempo, suas contas vão se regularizar e você somente utilizará o cartão de crédito para compras maiores e parceladas, que podem ser incluídas em seu planejamento financeiro.
5. Tenha disciplina para quitar dívidas e não cair em novas tentações de consumo
Consumir dentro dos limites é um hábito, que exige disciplina especialmente nos pequenos gastos do dia a dia de quem quer economizar.
Para efetivamente se livrar das dívidas e conseguir juntar dinheiro, limite seus gastos àquilo que realmente importa.
Além disso, procure focar nos benefícios de uma vida financeira mais regrada e segura: estabilidade para se aposentar, contas no azul, maior previsibilidade e objetivos de consumo (trocar de automóvel, comprar a casa própria etc.).
Com essas dicas em mãos, fica fácil quitar dívidas e começar a economizar.
O mais importante é que você comece a aplicá-las hoje para garantir um futuro mais estável amanhã!
Ainda tem dúvidas? Outras sugestões? Deixe seu comentário aqui no post. Participe!