Você sabe quem foi Adam Smith?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 06/07/2021 Relatar Quero comentar

Adam Smith é, provavelmente, um dos economistas mais conhecidos da história – tanto que é difícil encontrar alguém que não o conheça. Apesar de ser do século XVIII, seus pensamentos tem influência até os dias de hoje.

Considerado o pai do liberalismo e da  moderna, as teorias de Adam Smith são respeitadas e aceitas por muitos economistas da atualidade. Por isso, vale a pena saber mais sobre ele, certo?

Reserve alguns minutos e conheça um pouco sobre um dos filósofos e economistas mais importantes da história!

Quem foi Adam Smith?

Adam Smith foi um que nasceu na Escócia. No ramo da filosofia, foi um filósofo social influenciado pelas ideias do Iluminismo.

Durante sua vida, abordou temas como: divisão do trabalho, crescimento econômico, livre concorrência, moral, evolução social, dentre outras questões. Saiba mais sobre ele a seguir!

Um pouco da história de Adam Smith

Smith nasceu em uma pequena cidade portuária na Escócia, em 1723. Na sua região, não havia atividade industrial, apenas uma pequena indústria de alfinetes.

Adam Smith acaba tendo contato com essa fabrica e consegue observar a forma de organização do estabelecimento, passando a entender as novas formas de produção.

Mesmo perdendo o pai com meses de vida, conseguiu ter acesso a uma boa educação. Quando pequeno, estudou latim, história, matemática e escrita no em sua cidade natal.

Com apenas 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, no curso de Filosofia. Graduou-se em 1740, ano em que ganhou uma bolsa de estudos da Universidade de Oxford para estudar no .

Dedicou-se muitos anos à vida acadêmica. Na Universidade de Glasgow, deu aulas de filosofia e retórica e foi nomeado professor da Cátedra de Lógica. Um ano depois, foi nomeado docente da Cátedra de Filosofia Moral. Em 1758, sete anos depois de começar a lecionar em Glasgow, se tornou o reitor da universidade.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário