Mundo perdeu 255 milhões de empregos na pandemia, diz OIT

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 06/06/2021 Relatar Quero comentar

Estimativa aponta que a renda global caiu em US$ 7 trilhões, o equivalente a 4,4 % do PIB mundial

A pandemia de covid-19 causou a perda de 8,8% das horas de trabalho em todo o mundo, o equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral, de acordo com um relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho)

O cálculo foi feito em horas de trabalho perdidas, considerando as jornadas de trabalho reduzidas e também aquelas pessoas que perderam o emprego. A comparação foi com o último trimestre de 2019.

A OIT estima que a renda caiu em US$ 7 trilhões em todo o mundo, o equivalente a 8,3% da renda global do trabalho, ou 4,4 % do PIB (Produto Interno Bruto) global. As mulheres foram mais afetadas que os homens na pandemia. Para elas, a perda de emprego ficou em 5% e, para eles, em 3,9%.

Entre os jovens, também houve forte impacto, ou por saírem do mercado de trabalho, ou por adiarem sua entrada nele. A perda de emprego entre os jovens (15-24 anos) foi de 8,7% e de 3,7 % na população adulta.

De acordo com o relatório, 71% das perdas de emprego ocorreram por causa da inatividade, e não pela falta de vagas. Ou seja, 81 milhões de pessoas deixaram o mercado por não conseguirem trabalhar, seja por restrições impostas durante a pandemia, seja por terem parado de procurar uma ocupação. No total, 114 milhões de pessoas foram afetadas.

Comentário do usuário