Entenda as diferenças entre investimentos de renda fixa e variável

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 01/06/2021 Relatar Quero comentar

Se você pretende fazer investimento, um dos pontos essenciais é entendido como diferenças entre renda fixa e variável. Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura!

O que é renda fixa?

Ao investir em renda fixa, o investidor tem acesso à remuneração ou a forma de cálculo dos adequados no momento em que faz uma aplicação, atrelado a determinado índice. Portanto, ela traz maior previsibilidade sobre os resultados. Por isso, eles são considerados investimentos mais seguros e bastante indicados para quem tem um perfil mais conservador. Esses títulos podem ser:

Pré-fixados: ele traz o valor da rentabilidade, indicando a porcentagem dos ganhos no momento do resgate; Pós-fixados: nesse caso, o título é atrelado a um índice, como a Selic, IPCA ou o CDI; Híbridos: ele mistura as características dos pré e pós-fixados.

O que é renda variável?

Aqui, o investidor não tem acesso aos valores que obterá nos conhecidos, acessando apenas informações sobre o investimento, retornos anteriores e outros dados que podem ajudar na decisão sobre a aplicação. 

Existem diversas opções de títulos de renda variável, sendo as ações os mais conhecidos. Aqui, a aplicação é feita pela Bolsa de Valores e você investe em empresas, recebendo dividendos e obtendo lucros na venda de ações valorizadas. Contudo, existem outros tipos de investimentos, como:

Commodities:  o investimento é feito em matérias-primas agrícolas, financeiras, financeiras ou recursos energéticos para que elas sejam negociadas trazendo ganhos no preço de venda;

Derivativos: derivativos de ações, commodities, índices, câmbios ou Selic, estabelecendo os pagamentos que serão feitos no futuro. É uma das mais arriscadas;

Fundos de Índice: o Exchange Traded Funds (ETF) são ações que têm como referência um índice da bolsa de valores, o que reduz em parte os riscos do investimento em ações;

Fundos Imobiliários (FIIs): são frações de empreendimentos imobiliários, trazendo rendimentos devido à valorização das cotas. 

Comentário do usuário