Sem auxílio, emprego ou seguro brasileiros ficam desamparados na pandemia

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 09/06/2021 Relatar Quero comentar

Com a inflação subindo para os produtos de necessidades básicas, até quem resolveu empreender encontra dificuldades para seguir em frente

"Cheguei a receber três meses de auxílio emergencial. Mas consegui um emprego em outubro. Só que a empresa demitiu todo mundo três meses depois. Assim, eu perdi o auxílio e não tive direito ao seguro-desemprego porque não tinha o tempo necessário de carteira assinada", conta a nutricionista desempregada Luana Lima, de 26 anos.

Auxílio emergencial 2021: Beneficiário poderá consultar se vai receber a partir de abril

A moça mora com os pais, que também tiveram perda de renda. A mãe dela, já de meia idade, teme que esteja na fila para dispensa do emprego, depois que a empresa solicitou documentos para uma revisão de tempo de serviço. "Meu pai teve redução de salário, minha mãe trabalha feito louca como auxiliar de enfermagem. Eu não tenho mais dinheiro na poupança, não tenho auxílio, não tenho mais nada", diz.

As regras do auxílio emergencial, desde o início, foram pensadas para acudir por um curtíssimo período de tempo uma parte limitada da população, os informais e MEIs (microempreendedores individuais). Mas o quadro se agravou com a chegada da segunda onda da covid, com nova variante do coronavírus, somada à resistência ao isolamento social e à falta da tão necessária vacinação em massa.

Um ano depois do início do caos, no momento de mais necessidade, quando as reservas financeiras do brasileiro se foram, o novo auxílio, que só agora começou a ser pago, se mostra ainda mais excludente e insuficiente que o primeiro, visto que sequer permite novas inscrições para entrar no programa.

Governo divulga regras do auxílio emergencial 2021; veja quem vai receber

Pessoas que perderam o emprego durante a pandemia não tiveram direito ao auxílio. Elas foram excluídas por serem trabalhadores formais. O pressuposto era de que poderiam contar com o seguro-desemprego pelo tempo de duração do auxílio.

Comentário do usuário