Educação Financeira Infantil: Por que os pais devem ensinar seus filhos desde pequenos a economizar

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 02/06/2021 Relatar Quero comentar

Apesar de ser um tema muito importante para o futuro do nosso país, a Educação Financeira para Crianças ainda é um tema pouquíssimo explorado.

Nos EUA, a situação está um pouco mais avançada. O número de estados que exigem que as escolas ensinem as suas crianças sobre finanças pessoais vem aumentando. Entretanto, muitas crianças não ainda não aprendem sobre educação financeira nas salas de aula.

Isso significa que as finanças familiares devem ser um assunto a ser discutido em casa. A educação financeira infantil deve ser responsabilidade dos pais. Os princípios de como economizar, fazer um orçamento e ter planejamento financeiro pessoal  deve ser ensinado dentro de casa.

Caso contrário, essas crianças que não aprendem sobre educação financeira nas escolas, aprenderão com as experiências da vida e com seus próprios erros.

Grande parte do mundo gira em torno de dinheiro, dívidas e poupança, e se as crianças não forem ensinadas sobre finanças pessoais, no futuro teremos o mesmo problema que temos hoje, onde as pessoas são más poupadoras e têm muitas dívidas de cartão de crédito.

Aprendendo sobre finanças pessoais com a experiência

A crise econômica que enfrentamos em 2020 é um ótimo exemplo de como a educação financeira  é essencial.

É  difícil para uma criança entender a importância de se economizar, mas esse é o momento de ensiná-la. Hoje estamos mais perto dos nossos filhos, então essas conversas sobre educação financeira infantil podem acontecer de forma mais natural e orgânica.

A construção da base de conhecimento de finanças pessoais e hábitos financeiros inteligentes desde pequenos, ajuda a preparar crianças a lidar melhor com a vida financeira e evita possíveis danos financeiros.

Como ensinar os filhos a economizar

O primeiro passo para ensinar educação financeira para os filhos é iniciar com os fundamentos. Mesmo que seu filho ainda seja bem pequeno, ele já pode compreender o valor do dinheiro. Ele já consegue definir o que é ganhar, gastar e economizar o seu dinheiro.

Quando pequenas, as crianças aprendem que dinheiro é um meio de troca e entendem o conceito de equivalências. É assim que você pode realmente começar a promover a economia.

Para iniciar a educação financeira infantil, use um cofrinho ao seu favor. Dessa forma, as crianças podem ter uma melhor visão sobre como economizar para poupança. O dinheiro vai se acumulando à longo prazo no cofrinho, com o intuito de atingir um objetivo.

Comentário do usuário