Finanças pessoais: 2 dicas para para melhorar sua relação com dinheiro

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 03/06/2021 Relatar Quero comentar

Controle de perto o que entra e o que sai

O primeiro passo para manter o controle das finanças em dia é acompanhar de perto tudo que entra e  tudo que sai. Essa parte é importante para saber exatamente quanto de dinheiro está entrando e qual está o destino dele.

Por isso, você deve manter as anotações sempre em dia. O ideal é anotar o gasto assim que ele foi feito para evitar esquecimento. Para isso você contar com o auxílio de planilhas de finanças pessoais ou aplicativos.

Nesse caso, os aplicativos de finanças pessoais podem ser bons aliados. Como os aplicativos ficam no celular, você pode levá-los para qualquer lugar e assim anotar um gasto assim que ele foi feito.

Alguns deles ainda possuem opções de serem automatizados caso você faça o pagamento com o cartão de crédito.

Porém, se você preferir usar as planilhas para o controle financeiro, o excel pode ser uma boa pedida. A ferramenta também pode ser acessada no celular, embora possa ser menos prático. Uma boa dica se preferir o usar o computador é guardar todos comprovantes para não esquecer de nada.

Faça um planejamento financeiro

Depois de acompanhar de perto as entradas e saída de dinheiro na conta será possível ter uma noção mais ampla da situação econômico. A partir desse ponto, o próximo passo é fazer um planejamento.

Sem um planejamento eficiente você pode gastar tudo o que ganhar, ou pior ainda, gastar mais do que ganha e ficar endividado. Por isso, esse passo é muito importante.

Para fazer um bom planejamento é importante conhecer o orçamento e definir tetos de gasto para cada tipo de despesa. Além disso é importante definir metas de curto e longo prazo e traçar um bom plano de investimento para alcançar objetivos.

O foco do planejamento é manter os gastos com as necessidades básicas controlados e evitar gastos desnecessário de forma de que seja possível poupar dinheiro para investimentos.

Comentário do usuário