Controle de perto o que entra e o que sai
O primeiro passo para manter o controle das finanças em dia é acompanhar de perto tudo que entra e tudo que sai. Essa parte é importante para saber exatamente quanto de dinheiro está entrando e qual está o destino dele.
Por isso, você deve manter as anotações sempre em dia. O ideal é anotar o gasto assim que ele foi feito para evitar esquecimento. Para isso você contar com o auxílio de planilhas de finanças pessoais ou aplicativos.
Nesse caso, os aplicativos de finanças pessoais podem ser bons aliados. Como os aplicativos ficam no celular, você pode levá-los para qualquer lugar e assim anotar um gasto assim que ele foi feito.
Alguns deles ainda possuem opções de serem automatizados caso você faça o pagamento com o cartão de crédito.
Porém, se você preferir usar as planilhas para o controle financeiro, o excel pode ser uma boa pedida. A ferramenta também pode ser acessada no celular, embora possa ser menos prático. Uma boa dica se preferir o usar o computador é guardar todos comprovantes para não esquecer de nada.
Faça um planejamento financeiro
Depois de acompanhar de perto as entradas e saída de dinheiro na conta será possível ter uma noção mais ampla da situação econômico. A partir desse ponto, o próximo passo é fazer um planejamento.
Sem um planejamento eficiente você pode gastar tudo o que ganhar, ou pior ainda, gastar mais do que ganha e ficar endividado. Por isso, esse passo é muito importante.
Para fazer um bom planejamento é importante conhecer o orçamento e definir tetos de gasto para cada tipo de despesa. Além disso é importante definir metas de curto e longo prazo e traçar um bom plano de investimento para alcançar objetivos.
O foco do planejamento é manter os gastos com as necessidades básicas controlados e evitar gastos desnecessário de forma de que seja possível poupar dinheiro para investimentos.