Seguros de carros e o planejamento financeiro pessoal

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 05/07/2021 Relatar Quero comentar

Você é o tipo de pessoa que tem dúvidas sobre a necessidade ou não dos seguros de carros e outros tipos de apólice de proteção de patrimônio? Se este não for seu caso, certamente você deve conhecer ou já ter ouvido falar de alguém que acredita que não vale a pena manter um seguro veicular.

Seja em relação aos seguros de carros ou outra modalidade de seguro, no entanto, é importante ter em mente que a seguridade tem como principal objetivo manter protegido aquilo que se tem, como um carro, uma casa ou até mesmo a saúde, no caso dos seguros saúde. E, por conta disso, a escolha em ter ou não um seguro acaba impactando diretamente no planejamento financeiro pessoal.

No artigo de hoje você entenderá melhor como funciona esta relação entre seguros de carros, em especial, e o planejamento financeiro pessoal e entenderá a importância de  para proteger o seu patrimônio.

Seguridade e o planejamento financeiro pessoal

A seguridade e o planejamento financeiro pessoal são questões que se relacionam durante boa parte da vida de cada pessoa. Para ilustração desta relação, usarei um gráfico do livro “Investimentos”, do Mauro Halfeld, por entender que ele se trata de um dos pilares do .

Acompanhando o gráfico, podemos verifica que, no eixo X, temos uma escala de faixa etária (idade), enquanto que, no eixo Y, temos o patrimônio acumulado ao longo da vida de cada indivíduo. A acumulação de patrimônio ocorre no decorrer dos anos de vida. Essa é a perspectiva natural da formação do patrimônio pessoal.

Durante o processo de formação desse patrimônio, todos estamos expostos a uma infinidade de fatos, contratempos e situações imprevistas. E como proteger o nosso patrimônio e dar continuidade à sua evolução? Uma das formas é através da seguridade.

Seguros de carros: por que é importante?

Ao adquirirmos um carro, adquirimos também um patrimônio. No caso do carro, estamos falando de um bem móvel, que irá “se mover” com freqüência, nos levar ao trabalho, ao lazer, ao supermercado e à grande parte de nossas atividades.

Por isso, em todas essas situações, estaremos vulneráveis aos riscos pertinentes a esse tipo de bem: roubo, colisão, acidentes, etc. E qual o papel do seguro de automóvel? É justamente o papel de “proteger” o patrimônio.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário