Carência no plano de saúde: o que é e como funciona

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 30/07/2021 Relatar Quero comentar

Se você já solicitou alguma vez ou está prestes a fechar o contrato com um novo plano de saúde, com certeza já ouviu falar sobre a carência.

Mas você sabe o que é e como ela realmente funciona?

É preciso ter bastante atenção ao contratar o plano para não absorver informações equivocadas e reproduzir erros.

Confira aqui essas e outras informações sobre esse assunto.

O que é carência no plano de saúde

Assim como a definição literal da palavra que tem relação com falta de algo necessário ou privação, a carência no plano de saúde significa  justamente o tempo que será necessário aguardar o atendimento fornecido pelo próprio plano em um procedimento específico.

Lembrando que isso deve ser informado com clareza em seu contrato.

Quem define a carência?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é quem possui a missão de definir a carência.

Ela é uma agência reguladora que está vinculada ao Ministério da Saúde e tem total responsabilidade pelo setor de planos de saúde de todo o país.

A atenção dita no início é necessária principalmente no ato da contratação de adesão.

Nela, você terá que afirmar que está de acordo com todas as carências existentes. Há valores diferenciados, tudo funciona de acordo com os serviços, sejam eles: consultas, exames, internações e etc.

Tipos de planos de saúde

Há diversos tipos de planos de saúde disponíveis no mercado, entre eles estão: os individuais, empresariais, familiares e outras divisões dentro desses como o básico, plus e gold, por exemplo.

Como existem essas distinções, consequentemente haverá um período de carência discrepante para cada um deles. Para planos de empresas, esse tempo pode variar de acordo com o seu tamanho.

Uma boa opção é pesquisar as listas de doenças preexistentes, pois são importantes para ter um conhecimento prévio desse período.

Quanto à portabilidade de planos, se está pensando em realizar uma troca não é necessário cancelar um e iniciar todo o procedimento em outro plano de saúde.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário