Como ter liberdade financeira? 4 Passos definitivos para alcançar a sua!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 09/07/2021 Relatar Quero comentar

Conquistar autonomia para utilizar seu dinheiro parece ótimo, certo? Muitas pessoas sonham em saber como ter liberdade financeira. A ideia é estabelecer uma relação harmônica com as finanças, de modo a honrar seus compromissos com tranquilidade e ainda atender seus interesses.

Em um primeiro momento, pensar em atingir esse patamar com suas contas pessoais pode parecer uma tarefa muito difícil ou impossível. Mas saiba que não é! Com planejamento e disciplina, você pode alcançar sua liberdade financeira.

Quer uma ajuda de como se organizar para essa conquista? Neste post, você confere os 4 passos necessários para chegar a esse objetivo. Acompanhe!

Afinal, o que é liberdade financeira?

É comum conhecer pessoas que têm um relacionamento tenso com o dinheiro. Muitas vezes, elas vivem com preocupação, com medo de não conseguir pagar as despesas e frustradas por não poderem comprar muito do que querem.

No entanto, é possível lidar com as finanças de maneira sustentável e viver mais tranquilo. Na verdade, existe a possibilidade de ir além: você organiza suas contas e ainda conquista sua liberdade financeira.

Esse é um conceito que significa ter controle do seu orçamento e ser livre para utilizar os recursos de forma a ter qualidade de vida e satisfação pessoal.

Trata-se de alcançar um degrau em que você tem autonomia para, caso seja preciso, deixar seu emprego atual e repensar sua carreira por alguns meses, por exemplo.

Isso porque você se planejou e pode cobrir suas despesas por um período com uma . Assim, é possível manter seu padrão de vida, ainda que não receba salário por um tempo. Portanto, a liberdade financeira permite que suas escolhas sejam priorizadas.

Qual a diferença entre liberdade e independência financeira?

Você acabou de conhecer a liberdade financeira, uma ideia diferente de independência financeira. O segundo conceito é um passo a mais na sua relação com as finanças. Nesse caso, você se planeja com investimentos e tem um patrimônio que permite não depender mais de um trabalho.

No exemplo do tópico anterior, você viu que a liberdade com as finanças permite deixar seu emprego e ter um tempo para pensar sobre sua vida profissional. Contudo, é em um intervalo determinado, pois ainda não há patrimônio para viver sem trabalhar.

Já, na situação de quem adquire a independência financeira, isso não é um problema. Caso seja da sua escolha, você não precisa mais trabalhar. Isso porque tem uma renda passiva de investimentos ou outros ganhos que custeiam todas as suas despesas com segurança.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário