Ótima notícia para quem está em débito com a empresa de energia elétrica do seu estado. A distribuidora de energia vai dar a possibilidade de parcelar a conta de luz atrasada dos clientes.
É importante ressaltar que essa medida é válida somente para consumidores residenciais e empresas de pequeno e médio porte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará.
Caso você queira parcelar a conta de luz atrasada, a cobrança será realizada sem . O objetivo é facilitar o pagamento dos débitos para os clientes que sofreram impactos econômicos por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o , a inadimplência dos consumidores brasileiros em todo o país, chegou a 12% somente em abril deste ano.
Porém, em média, esse índice fica em torno de 3%, de acordo com informações da própria pasta. O que atribui o aumento dessa taxa ao período de crise econômica agravada pela pandemia.
Passo a passo de como parcelar conta de luz atrasada
Se interessou e quer parcelar conta de luz atrasada? Não sabe como solicitar o parcelamento? Veja abaixo o passo a passo.
1º passo: faça login na Agência Virtual, mas para isso você precisará de um e-mail e senha cadastrados. Caso seja o seu primeiro acesso, é só realizar o cadastro. E lembre-se de ter em mãos o número do cliente e o CPF do titular da conta.
2º passo: selecione o parcelamento entre os serviços disponíveis. Na barra lateral esquerda, escolha a opção de parcelamento. As condições se aplicam para clientes com contas em atraso acima de 90 dias.
3º passo: escolha a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. A entrada é fixada em 20% do valor total da dívida. Porém, o restante pode ser parcelado em até 12 vezes sem e atualização do valor.
Posso ter a luz cortada ao atrasar o pagamento da conta?
O consumidor que estiver em débito com a empresa de energia pode ter o serviço interrompido e sofrer . Mas é válido ressaltar que não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia.
Sendo assim, a companhia elétrica pode cortar a luz da sua casa com apenas uma conta em aberto. Porém, isso não significa que, logo após o pagamento da conta em atraso, a energia elétrica de uma casa será cortada. Até porque a estabelece regras e prazos para cortar a energia.
E uma das diretrizes da Aneel é que os consumidores devem ser avisados sobre a falta de pagamento de uma conta com uma antecedência mínima de 15 dias antes do corte.
Mas caso a empresa não mande o aviso, a interrupção do serviço será indevida e a concessionária pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga.
Além disso, o corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz. Caso o prazo seja ultrapassado, a companhia elétrica não poderá mais realizar o corte.
Mas é importante estar atento à conta de luz, já que o aviso de corte é feito nela. Por isso, é recomendado ler a conta com atenção para verificar se existe algum aviso de interrupção do fornecimento de energia.
É possível pedir revisão se a conta de luz vier muito alta?
A resposta para essa pergunta é sim. E você pode fazer isso de uma forma fácil, prática e rápida.
Com a pandemia e muitos trabalhadores adotando o esquema home office de trabalho, é comum que a dê uma elevada, afinal, você passou mais tempo em casa do que o normal. Mas, será que esse aumento foi elevado?
Isso mesmo, a primeira coisa a ser feita é conferir se tudo que foi cobrado está de acordo com o seu uso naquele mês. O próprio órgão de Defesa do Consumidor (Procon) faz esse alerta, para que os clientes verifiquem a parte detalhada da conta de luz.
Se o consumidor, por um acaso, perceber que há cobrança ou algum código não identificado ou diferente, pode procurar a concessionária de energia para esclarecimentos.
Caso ele constate que há algum erro poderá formalizar uma reclamação através de protocolo direto à empresa. Se isso não for solucionado, pode apelar para órgãos superiores, como o Procon.
Se a cobrança já tiver sido paga, ele pode solicitar o reembolso. Nesses casos, a legislação indica que cobranças indevidas devem ser ressarcidas em dobro, adicionados e correção monetária.
Como calcular o consumo de energia?
Ah, uma dica para quem gosta de economizar e ter sempre um planejamento eficaz é saber calcular a conta de luz. Você sabe como isso funciona?
Afinal, se souber como funciona esse cálculo fica bem mais fácil antecipar o valor da conta do mês e planejar as despesas. Isso porque, por mais que você tenha uma noção da média, esse valor pode variar de um mês para outro.
Saber realizar o cálculo também te dá a noção do que fazer e que medidas tomar. Por exemplo, se de uma hora para outra o seu consumo aumentou, o que pode ser evitado?
Quais aparelhos podem ser reduzidos o consumo? Que tipo de mudança você pode fazer ou adaptar?
O cálculo funciona da segunda forma: divida a potência em watts do aparelho por 1.000. Dessa forma, você vai transformar o valor em kilowatts (KW). Em seguida, multiplique o resultado pelas horas de funcionamento do mesmo aparelho.
Você também pode tentar saber o gasto em reais. Para isso, multiplique os KW obtidos pelo valor da tarifa que é cobrada em sua região.