Investimento inicial de uma empresa – O que é? Como calcular

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 02/06/2021 Relatar Quero comentar

Investimento inicial corresponde ao valor total necessário para abertura de um negócio. Ou seja, quanto em recurso financeiro é preciso para que uma empresa comece efetivamente a operar.

Para chegar à quantia certa, diferentes gastos precisam entrar no cálculo, tais como os gastos com infraestrutura, com produção ou aquisição dos produtos e/ou serviços, custos necessários para abrir empresa etc.

Saber como fazer o cálculo de investimento inicial é fundamental para que o empreendedor consiga avaliar se têm recursos próprios suficientes para iniciar, ou se vai precisar de apoio de terceiros — por exemplo, solicitar empréstimos ou mesmo buscar sócios.

O cálculo do investimento inicial também ajuda a mensurar em quanto tempo a empresa consegue recuperar esse primeiro investimento e começar a gerar lucros com suas atividades.

Parte importante do plano de negócios, identificar corretamente quanto você precisa para começar o seu negócio evita surpresas desagradáveis no desenrolar do seu projeto, bem como ajuda a conquistar investidores (caso queira).

Por todos esses motivos, veja como fazer o cálculo de investimento inicial para a sua empresa e entenda quanto custa abrir empresa.

O que é investimento inicial de uma empresa? 

O investimento inicial de uma empresa pode ser definido como o montante financeiro necessário para que um empreendedor tire o seu projeto do papel e o torne realidade.

Em outras palavras, representa quanto de dinheiro é preciso ter para que um negócio comece efetivamente a funcionar.

Dentro desse cálculo é preciso inserir todos os custos iniciais de uma empresa, indo desde o necessário para montagem da infraestrutura, treinamentos, marketing, bem como os gastos para abrir um CNPJ. 

Também por isso, é tão importante entender como abrir empresa, pois, dessa forma, você vai saber exatamente tudo o que precisa e quanto vai gastar para legalizar o seu negócio, incluindo impostos e outras despesas mensais.

Como calcular o investimento total da empresa?

Uma das maneiras mais eficazes de fazer o cálculo de investimento inicial de uma empresa é montando uma planilha, a qual deve contemplar todos os custos que mencionamos anteriormente.

Para que nada seja deixado de lado, o ideal é dividi-la em 3 partes:

Investimento fixo

Investimento pré-operacional

Capital de Giro

Comentário do usuário