Auxílio funeral: o que é e quem tem direito?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 18/07/2021 Relatar Quero comentar

Olá, querido amiguinho.  É claro que hoje ainda vou compartilhar com você um pouco sobre o aspecto financeiro do conteúdo, afinal de contas, você também sabe que sou principalmente para compartilhar o conteúdo financeiro, não estou brincando com você, vamos entrar no assunto principal e dar uma olhada no que estou compartilhando com vocês hoje.  

 Para as coisas financeiras nós todos temos dúvidas de uma forma ou de outra, nós lutamos para encontrar um emprego ou começar um negócio, e também pode ser sobrecargado por mudanças no mercado econômico, não posso dizer que tem um profundo conhecimento sobre as coisas financeiras, aqui é principalmente para fornecer o conteúdo e informação mais útil,  E fornece as últimas notícias, os relatórios mais atualizados e os dados mais autênticos.

Você já ouviu falar no  auxílio funeral? Pois saiba que ele é um direito garantido para famílias de baixa renda e para classes de trabalhadores. Entenda agora como ele funciona na prática.

Lidar com a perda de um ente querido, não é fácil. Existe todo um processo de luto, além da burocracia de documentação.

E não são todas as pessoas que possuem dinheiro para arcar com a despedida desse familiar.

Até porque, quando uma pessoa falece, existem vários custos e eles não são nem um pouco acessíveis.

Portanto, saiba que: caso você não consiga arcar com os valores de um sepultamento, saiba que existe o auxílio funeral. Um benefício criado para ajudar a cobrir custos desembolsados em um sepultamento.

Esse auxílio não diz respeito somente ao funeral, mas a   que possam envolver esse trâmite como: o translado de um corpo, velório, urna, e outros gastos.

O valor de auxílio funeral sempre vai depender da profissão desempenhada pela pessoa que faleceu (servidor público ou militar) ou da condição social (baixa renda ou que tenha usufruído de algum  ).

Quem tem direito ao auxílio funeral?

Atualmente,  três classes possuem direito ao auxílio funeral. São eles:

Viúvos ou dependentes de militares; Dependentes ou viúvos de servidores públicos municipais ou estaduais (a depender da lei de cada estado ou município); Viúvos ou dependentes de servidores públicos federais.

O valor pago pelo auxílio-funeral também  depende da legislação que o regulamenta. Isso porque, cada município pode adotar formas diferentes a respeito desse auxílio.

Por isso, é importante entender de forma completa como o auxílio funeral funciona na região em que você vive. Existem casos em que o auxílio funeral pode ser solicitado após o funeral como uma forma de reembolso, além de outras maneiras de acordo com a legislação de onde vive.

Auxílio funeral e o INSS: o que tem a ver?

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário