Equipes remotas: saiba como aderir esse modelo de trabalho e gerenciar os colaboradores

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 28/07/2021 Relatar Quero comentar

A pandemia do novo coronavírus certamente mudou a forma como a maioria das empresas enxerga os modelos de trabalho. Algumas companhias adotaram o , e outras estão trabalhando com equipes remotas. 

Apesar de parecer simples, comandar colaboradores a distância pode ser um desafio para os gestores, principalmente, para manter a motivação e  dos colaboradores. 

Como o trabalho remoto é uma realidade que veio para ficar, criar estratégias para driblar as dificuldades é primordial para os resultados do negócio. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que caracteriza esta modalidade de trabalho e dar algumas dicas sobre dinâmicas para integrar equipes. Você vai ler sobre:

O que são equipes remotas?   Quais as vantagens deste modelo de trabalho? E quais as principais dificuldades no gerenciamento? 5 dicas para integração das equipes remotas.

Então, vamos lá!

O que são equipes remotas?

Equipe remota nada mais é do que um grupo de profissionais que não trabalham presencialmente na empresa, mas engana-se quem pensa que trabalho remoto é a mesma coisa que . 

Trabalhar a distância significa que aquele grupo de profissionais pode trabalhar de qualquer lugar fora da sede da empresa. Já no home office, a pessoa deve cumprir seu horário em casa.  falamos um pouco mais sobre essa modalidade de trabalho. 

Sendo assim, atuar no modelo remoto é uma forma mais abrangente. Isso permite que os colaboradores organizem sua rotina e conciliem a jornada de trabalho com a vida pessoal, podendo estar fisicamente onde desejar, até mesmo em outra cidade. 

Quais as vantagens deste modelo de trabalho?

Os desafios para os líderes de equipes remotas são muitos, porém, trabalhar remotamente pode trazer muitos benefícios não apenas para a empresa, mas também para os colaboradores. Do ponto de vista dos profissionais, é possível elencar algumas vantagens como:

Economia de tempo: trabalhando de casa, o colaborador não gasta tempo com o deslocamento até a empresa. Em alguns casos, a economia pode significar horas a mais para a realização de outras atividades.  Flexibilidade de horário: o modelo remoto permite que o colaborador organize sua rotina de trabalho e concilie com suas atividades pessoais. Nem sempre essa flexibilidade é possível, pois dependerá da função exercida, mas pode ser uma vantagem para o trabalhador.  Proximidade com a família: trabalhar em casa significa que o profissional passará mais tempo com seus familiares, algo que não é possível quando é necessário estar presencialmente na empresa.

Já para as empresas, as vantagens podem ter relação com economia e gestão. Com as equipes remotas, haverá uma grande economia na manutenção do escritório, seja no aluguel do espaço ou em outras despesas como energia e internet. 

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário