Como comprar ações da Petrobras? Confira um passo a passo!

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Aline 02/07/2021 Relatar Quero comentar

Se você tem a disposição de se arriscar um pouco mais ao investir, as empresas brasileiras de capital aberto podem ser uma alternativa. Na bolsa de valores há empresas de menor capitalização, mas também há empresas consolidadas — como a Petrobras.

Por isso, muitas pessoas se perguntam como comprar ações da Petrobras. Se você desenvolveu interesse recentemente pela renda variável, talvez ainda não saiba exatamente como operar no mercado de ações.

Antes de investir na Petrobras, é importante conhecer a empresa e saber como comprar ações dela. Leia o post até o final e saiba mais!

O que é a Petrobras?

A Petrobras é uma das maiores e mais importantes empresas do Brasil. Criada em 1953, a companhia deteve por 44 anos o monopólio de pesquisa, refino e transporte de petróleo no país. Em 1997, por fim, a Lei n° 9.478 abriu espaço para que outras empresas explorassem tais atividades.

De todo modo, a Petrobras continua sendo a principal empresa atuando na produção de combustíveis no Brasil. Vale destacar que, no setor de energia, ela é considerada uma das principais companhias do mundo.

Em sua história, a empresa passou por uma fase difícil ligada a escândalos de corrupção. De 2013 a 2018, seu prejuízo se acumulou até alcançar os R$70 bilhões. No entanto, a Petrobras adotou um novo modelo de governança que visa coibir a corrupção.

Sobre as ações, é importante considerar que o acionista majoritário é o Governo Federal. Outro ponto interessante é o fato de os papéis da Petrobras serem negociados nas bolsas do Brasil, mas estarem presentes também na bolsa de Madri, de Buenos Aires e de Nova York, via certificados de depósito de valores mobiliários.

Na B3, suas ações se dividem em:

ON (ordinárias nominais), que dão direito a voto nas assembleias de cotistas — PETR3;

PN (preferenciais nominais), que dão preferência no recebimento de proventos — PETR4.

O que os analistas dizem sobre a Petrobras?

Antes de investir na Petrobras, é preciso considerar as informações sobre os fundamentos da empresa. Para isso, vale a pena considerar a análise feita pelos analistas do Banco BTG Pactual.

Em abril de 2021 a recomendação dos analistas foi neutra, visto que eles preferiam aguardar:

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário